terça-feira, 19 de agosto de 2014

Enxerto na oliveira

Olá a todos, hoje iremos tratar de um assunto bem polêmico no meio cristão. Estamos falando do enxerto na oliveira contido na carta aos Romanos, capítulo 11. Como de praxe, iremos utilizar os nomes verdadeiros das pessoas aqui citadas, sem traduções, afim de manter o blog mais científico possível e também em respeito às pessoas aqui citadas. Sendo assim, Jesus será citado como Yeshua(nome verdadeiro) e Paulo como Shaul(nome verdadeiro). A palavra "Deus" também será escrita como "D'us", uma vez que existem milhões de deuses no mundo, é uma forma de evidenciar que estamos nos referindo ao D'us da bíblia.

Pois bem, na carta do emissário Shaul aos Romanos, no capítulo 11:17, lemos:

"E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira" Romanos 11:17

A pergunta é: Quem é a oliveira? Quem é zambujeiro? Quem enxertou quem no lugar de quem? Porque?

Primeiramente precisamos saber o que é enxerto, como se faz e o porque.
Existem inúmeras espécies de plantas e apesar de existirem benefícios comuns a todas elas através do enxerto algumas espécies possuem características peculiares.
Iremos extrair todas as informações técnicas sobre enxertias de oliveiras do site oficial do departamento de agricultura e pescas de Portugal e citar trechos do livro "Olives", de Nikolaos Therios.

Sites de referência:
http://www.drapn.min-agricultura.pt/drapn/conteudos/ft2010/ficha_tecnica_34_2010.pdf
http://www.ehow.com.br/tenicas-enxertia-oliveiras-info_29613/

Depois de visitar os sites à cima, já sabemos um pouco sobre enxertias de oliveira, vamos começar...

É comum ouvir  e ler por aí que o salvador Yeshua é a oliveira verdadeira e que os gentios foram enxertados no salvador. Essa informação pode ser comprovada até mesmo em sites cristãos e blogs, uma simples pesquisa no google irá nos dar vários sites com muitos argumentos sobre isso.

Vamos pontuar as perguntas feitas no começo deste blog e analisar:

1ª - Quem é a oliveira? O salvador Yeshua?

O próprio Yeshua diz:

"EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador." João 15:1

Ele diz "videira" e não oliveira. Videira produz uvas, oliveira produz azeitonas.

Em um sentido bíblico mais aprofundado, a videira fornece uvas que é matéria prima para o vinho, que por sua vez é relacionado diretamente com sangue.

O próprio salvador disse que o vinho era seu sangue na ocasião da última ceia com os apóstolos.

Se o salvador é a videira(produz uvas), quem é a oliveira(produz azeitonas)?

Ainda na carta aos romanos, capítulo 11:17, Shaul(Paulo) diz:

"E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,"  Romanos 11 : 17

"Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!" Romanos 11:24


Lembrando que Shaul(Paulo) dizia tais coisas aos romanos(carta aos romanos), não a judeus. Os romanos eram um povo pagão(ainda são na maioria), logo, zambujeiro(oliveira que não dá fruto, também conhecida como oliveira brava) representa todo o povo gentio. Gentio é todo aquele que não está inserido no povo de Israel. Isso deixa claro que o zambujeiro(oliveira brava) são os gentios, sendo assim a oliveira brava representa um povo(gentios).

Se Yeshua é a videira, os gentios são o jambuzeiro, quem é a oliveira?
Aqui começa a parte ainda mais interessante. Para responder a essa pergunta precisamos analisar tudo do ponto de vista judaico(que é o ponto de vista de Shaul, conhecido como apostolo Paulo) e entender a cultura e história do povo de Israel.

Shaul nos dá uma dica, ele diz:  "...e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado..."
Essa narrativa está no singular, quer dizer que o povo gentio é representados por um único zambujeiro.
Da mesma forma devemos analisar os ramos quebrados, está no plural e representam não 1(um), mas vários "povos" que fazem parte de uma única árvore. (ramos)

"...quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!" 

É sabido através da historia bíblica que em um momento 10 tribos (são 12) de Israel que estavam sob o domínio do rei Jeroboão, se dispersaram no mundo chegando a serem dadas por extintas, porém vemos em Isaías, Jeremias, Ezequiel e nos 12 profetas que essas tribos estão destinadas a voltar e são chamadas nas profecias de: Efraim.

"E há de ser que naquele dia o Senhor tornará a pôr a sua mão para adquirir outra vez o remanescente do seu povo, que for deixado, da Assíria, e do Egito, e de Patros, e da Etiópia, e de Elã, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar.
E levantará um estandarte entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra.
E afastar-se-á a inveja de Efraim, e os adversários de Judá serão desarraigados; Efraim não invejará a Judá, e Judá não oprimirá a Efraim".Isaías 11:11-13


Neste contexto, cada "povo" é na verdade uma tribo, um ramo da Oliveira. A Oliveira é Israel.
Não existe possibilidade da oliveira ser o messias, dado que os ramos(10 tribos) que foram cortados nunca estiveram em contato com o messias e sim com Israel. (no sentido literal).
Conforme o desenrolar da historia bíblica, vemos que a tribo de Benjamim de juntou à tribo de Judá, que é hoje o povo que oficialmente representa Israel, os judeus, e ainda estão na oliveira(não foram cortados). A cerca disso, ainda em romanos 11, Shaul diz:


"Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente,
 segundo a eleição da graça"  Romanos 11:5

Fica muito claro neste contexto que Judá é o remanescente e os ramos cortados são as 10 tribos. Porém, para que o remanescente(judeus) não reconhecessem o messias como o Rei de Israel, e Efraim tivesse a oportunidade de voltar(teshuvá) à oliveira, D'us tapou os ouvidos e olhos do remanescente:

"Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos. 
Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje.
E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, E em tropeço, por sua retribuição;
Escureçam-se-lhes os olhos para não verem, E encurvem-se-lhes continuamente as costas. 
Romanos 11:7-10

Shaul ainda explica porque os Judeus tropeçaram:

"Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação." Romanos 11:11

O próprio salvador disse:

"E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel." 
 Mateus 15 : 24

Com todas estas informações, fica bem claro que Israel é a oliveira, as 10 tribos perdidas são os 10 ramos cortados e são apontados em romanos 11:17 como um único jambuzeiro, que representa Efraim.

"Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco."  Zacarias 8:23

Toda essa dispersão se deu para que as nações recebessem o DNA de Israel e consequentemente participantes legal da promessa feita a Avraham(Abraão) e sua descendência através da circuncisão,  neste caso a circuncisão do coração, debaixo do prepúcio e sangue(sacrifício) de um judeu, Yeshua o messias.
A vinda do messias Yeshua foi para Efraim, não foi para Judá. A segunda vinda de Yeshua será um retorno para Efraim e a vinda para Judá. Por isso Shaul diz em Romanos 11:18 para os "enxertados" não se gloriarem contra os ramos(Judeus).
Agora podemos entender porque Shaul lança suas últimas palavras de Romanos 11 dizendo:

 "E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades." Romanos 11:26

E agora também podemos entender porque Shaul diz assim:  "Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério;" Romanos 11:13
É porque ele sabia da grandeza de seu ministério(emissário) em reunir as 10 tribos perdidas, tarefa que estende até os dias de hoje.

É um engano muito grande os homens acharem que entrarão na cidade santa sem estar enxertado na oliveira:

"(...a nova Jerusalém...)E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel." Apocalipse 21:12

Para mais detalhes e referências bíblicas a respeito de Efraim, veja um vídeo de um rabino ultra-ortodoxo:



Agora a pergunta é: o que identifica um eleito, ou seja, um Efraemita?

Para responder a essa pergunta, mais uma vez vamos recorrer ao judaísmo.
Na teologia Judaica existem vários níveis de conhecimento e elevação em relação ao propósito Divino, que se resume e um acrostico denominado "Pardes" ou "PRDS". Pardes ou PRDS no hebraico quer dizer "pomar", onde cada uma de suas letras são relacionadas a uma parte de uma árvore frutífera e possui os seguintes significados: 

P(Peshat = frutos =  Representa aquilo que é simples, qualquer pessoa pode comer, por exemplo os dois maiores mandamentos(a mar a D'us sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo) 
R(Remes = folhas = A folha é utilizada para fazer chá, logo é necessário conhecer mais da planta, em nosso contexto representa conhecer verdadeiramente a historia bíblica, as culturas dos povos em questão e ter capacidade para realizar comparações,  como por exemplo comparar o nome de Yeshua com Jesus.
D(Drash = Deriva o termo Midrash* - Representa o caule da planta, que corresponde à ceiva,  fornece conhecimento e alimento elevados, é o que nos dá a moral da historia em um sentido amplo, verdadeiro e vivo.) 
S(Sod = Significa a raiz da planta, está ligado diretamente às coisas ocultas reveladas aos sábios, cabalá, por exemplo, o cálculo do numero 666 contido no livro de apocalipse.)
Relembrando as palavras de Shaul:

"E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira" Romanos 11:17

Quando Shaul diz isso, ele não está sendo simplista, Shaul era um sábio de seu tempo, conhecedor do Pardês, ele está afirmando que aqueles "gentios" enxertados seriam pessoas que participariam dos conhecimentos judaicos, se pareceriam com um judeu nos sentidos de caráter e personificação e ainda teriam acesso às informações que antes estavam ocultas conforme diz Moshê(Moisés):

 "As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei". Deuteronomio 29:29

E mais... sendo oliveira e produzindo frutos, no caso azeitonas, um eleito precisa processar seu próprio fruto afim de prover azeite que é combustível para alimentar a chama que é O Espírito do Eterno através do testemunho de Yeshua, cumprindo assim algo que Yeshua assim determinou:

"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;"  (Mateus 5 : 14)

Apesar do Messias Yeshua vir para as ovelhas perdidas de Israel, é possível que pessoas das nações sem qualquer ligação com Israel se converta Ao D'us de Israel através de Yeshua, acerca disso lemos:

"Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti." Rute 1:16-17

Ora, Rute era uma moabita, povo inimigo de Israel e isso não foi impedimento para que ela se tornasse Judia e de sua descendência vir o rei Davi e o messias Yeshua.

Os sábios(Judeus) dizem que cada vez que o povo de Israel retorna, uma porção das nações retorna junto com os Israelitas, como aconteceu no Egito, onde segundo a literatura judaica afirma que muitos egípcios circuncidaram e seguiram o povo de Israel  rumo à terra prometida. Mas isso é assunto para uma outra postagem...

* Midrash - Conforme vimos à cima no "pardês", Midrash deriva de "drash", que é a moral da historia. A Midrash "simplificada" de romanos 11 é literalmente uma parábola que sintetiza o plano de salvação, consiste em afirmar que o povo de Israel nunca foi rejeitado por D'us, pelo contrário, 10 tribos foram dispersas no mundo para alcançar os gentios e 2 tribos(Judá e Benjamim) tiveram o propósito de guardar os mandamentos e conhecimentos de D'us até os tempos de hoje para serem repassados àqueles que estão sendo resgatados pelo testemunho de Yeshua e novamente sendo enxertados na oliveira, sendo que essas mesmas 2 tribos(Judá e Benjamim) foram cegadas para não reconhecerem o messias afim de que a era messiânica não ocorresse e até que se complete o numero daqueles nos quais serão alcançados pelas 10 tribos e pelo testemunho de Yeshua. Sem a expiação de Yeshua o fardo seria pesado demais e impossível para qualquer um das 10 tribos retornar, visto que as 10 tribos se misturaram a povos e culturas pagãs que impregnaram suas almas com idolatria, adultério, corrupção entre outros.

Observação: uma vez que este post é exclusivamente voltado para a carta aos Romanos, capítulo 11, não entramos em detalhes sobre o efeito das 10 tribos às nações e assim como o efeito de Judá às 10 tribos que estão retornando com a porção dos gentios, tampouco detalhe do sacrifício legal de Yeshua perante às leis judaicas. Esperamos tratar estes assuntos brevemente em outros posts.

"Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado." 
Romanos 11:25

Você possui essas características? Pois elas determinam quem você é. 

6 comentários: